Bom dia! Hoje é Terça-Feira.
18 de Setembro de 2018 - Hora Local 11:28h

Notícias

14-03-2018 Ambulatório Antitabagismo inicia atendimento com primeiro grupo do município


A Secretaria de Saúde iniciou na terça-feira (6) o atendimento ao primeiro grupo do Ambulatório Antitabagismo. O encontro foi realizado no Auditório do Centro de Saúde, sob coordenação da psicóloga Karolina Schadeck com a colaboração do médico Alexandre Fortes.

O Ambulatório Antitabagismo é uma proposta proveniente do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, referenciado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o Ministério da Saúde. A ideia é que os fumantes que desejam fazer tratamento para o tabagismo recebam acompanhamento multiprofissional, com equipe composta por psicólogos, médicos, dentistas e profissionais de enfermagem e farmácia. Além disso, a metodologia do programa propõe que os atendimentos sejam realizados prioritariamente em grupo, para proporcionar a troca de experiências e o apoio mútuo entre os participantes.

De acordo com o INCA, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano por problemas decorrentes do uso do cigarro. A nível mundial, este número sobe para 4,9 milhões de mortes/ano. Além disso, mais de 50 doenças estão relacionadas ao tabagismo, dentre elas doenças cardíacas, bronquite, enfisema pulmonar, úlceras estomacais, doenças vasculares e diversos tipos de câncer.

Para obter mais informações a respeito dos atendimentos, os munícipes devem procurar a UAPSF (Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família), localizada ao lado do Paço Municipal ou entrar em contato pelo número (44) 3697-1506.