Boa tarde! Hoje é Terça-Feira.
02 de Março de 2021 - Hora Local 14:35h

23-02-2021 Aulas presenciais retornaram nesta segunda em Maripá

Seguindo um rígido protocolo de biossegurança, as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de Maripá retornaram nesta segunda-feira (22) para os estudantes que tiveram o retorno autorizado pelos pais ou responsáveis. Do total de alunos, cerca de 87% retornaram para as salas de aula e 13% seguem com o ensino remoto.

Para a o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Jony Zils, o retorno após dez meses sem aula é um desafio, mas que será superado com segurança a partir do trabalho conjunto entre comunidade escolar e sociedade como um todo. “Vamos avaliar esse retorno a todo momento. Talvez em algum momento seja preciso dar um passo para trás, recuar, mas acreditamos que se todos colaborarem vai dar certo. Entendemos e respeitamos as famílias que optaram pelas aulas remotas, precisamos nos sentir seguros, pois são nossos filhos e queremos o melhor para eles”, pontua o secretário.

A nova rotina dos estudantes conta com uma lista extensa de medidas para evitar a contaminação e propagação do coronavírus. Para os alunos que utilizam o transporte escolar, os cuidados começam no momento em que adentram ao ônibus e, junto a todos os demais alunos da rede municipal, os cuidados continuam desde a entrada no portão das escolas.

Com o uso de máscara sendo obrigatório, os alunos passam pela aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool 70% na entrada da escola, seguem até a sala de aula sem ter contato próximo com colegas, higienizam os calçados no tapete higienizador na entrada da sala de aula e sentam em lugares pré-estabelecidos para manter o distanciamento adequado. Toda a organização dos horários de entrada, saída, refeições e intervalos são planejados para evitar aglomeração.

“Quero agradecer em especial aos professores, zeladoras, cozinheiras, motoristas, equipes administrativas, diretoras, supervisoras, equipe da Secretaria de Educação, prefeito Rodrigo e a vice Janaína por todo o emprenho que têm empregado para que tenham um retorno seguro às salas de aula”, enfatiza Jony Zils.

FORMATO - As três escolas municipais organizaram a retomada das aulas de acordo com a sua realidade. Na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli, da sede do município, onde estão concentrados a maior parte dos estudantes, foi adotado o formato escalonado, com organização em grupos. Nas turmas em que a quantidade de alunos não permite o distanciamento entre as crianças, a cada semana, um grupo de estudantes terá aula presencial, enquanto outro estará com atividades impressas para serem realizadas em casa.

O mesmo formato foi aplicado na escola Eça de Queiroz, no distrito de Candeia, que mesmo com poucos alunos em geral, conta com turmas multisseriadas que concentram maior número de alunos. Já na escola Pedro Álvares Cabral, do distrito de Pérola Independente, as turmas retornaram de forma integral devido ao menor número de estudantes.
Para os estudantes que vão continuar com aulas remotas em casa, o Protocolo de Biossegurança determina que devem ser mantidas estratégias para que o ensino ocorra sem prejuízo ao aprendizado.