Boa noite! Hoje é Sexta-Feira.
22 de Junho de 2018 - Hora Local 23:40h

07-06-2018 Cohapar disponibiliza cadastro online para pretendentes da casa própria

A Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) lançou um sistema que permite aos cidadãos realizar o cadastro online para programas habitacionais. Até então, as pessoas deviam comparecer pessoalmente às prefeituras ou em atendimentos com datas específicas feitos pelas equipes regionais da Cohapar nos municípios. Com a mudança, o processo se torna mais democrático e pode ser feito de qualquer lugar e em qualquer horário.

De acordo com a Cohapar, o cadastro de pretendente possui validade de dois anos. Desta forma os cadastros que foram feitos antes de 2016 devem ser efetuados novamente no sistema online para que tenham validade. Em Maripá, o último cadastro realizado pela equipe da Cohapar foi em 2015, que resultou no registro de 404 famílias.
Os servidores do CRAS, órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Assistência Social foram capacitados pela Cohapar para orientar e auxiliar as famílias que não tem acesso à internet. A capacitação foi realizada no dia 9 de maio.

Segundo a diretora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Marcia Fath, a equipe do CRAS está prestando apoio para o cadastramento todas às quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. “As pessoas que têm alguma dúvida ou dificuldade para fazer o cadastro online ou, ainda, que não possuem acesso à internet, podem entrar em contato com a nossa equipe, que estaremos os auxiliando no processo”, explica.

COMO FUNCIONA – Para participar dos programas habitacionais do Governo do Estado, os cidadãos devem realizar uma pré-inscrição em www.cohapar.pr.gov.br/cadastro. Assim que houver disponibilidade de novos empreendimentos, as famílias já cadastradas que se enquadram nos critérios do projeto serão chamadas para participar do processo seletivo, onde deverão comprovar as informações fornecidas em seu cadastro.

Qualquer pessoa interessada em fazer um novo cadastro ou atualizar o cadastro antigo (que tenha sido feito há mais de dois anos), precisa reunir todos os documentos pessoais de todos os integrantes da família (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, comprovantes de renda etc.).

Em caso de mudança de endereço, telefone ou qualquer informação relacionada à renda, composição familiar ou outros dados pertinentes, as alterações também podem ser feitas em tempo real diretamente do sistema.

Cada família receberá uma senha no email cadastrado, no ato do cadastramento, que deverá ser guardada para possíveis correções ou atualizações de cadastro. As informações contidas serão comprovadas somente na hora de hierarquização para algum empreendimento que vier a ser implantado no município. Por isso da importância de preencher o cadastro com informações fiéis.

No anexo abaixo, está disponível o manual feito pela Cohapar com o passo a passo para realização do cadastro.