Boa madrugada! Hoje é Domingo.
25 de Junho de 2017 - Hora Local 00:47h

Notícias

29-05-2017 Conselho Estadual de Cultura discute lançamento do 2º edital do PROFICE


A Secretária de Educação, Cultura e Desporto Janaína Müller Geraldi esteve em Curitiba na terça-feira (23) para participar da reunião do Conselho Estadual de Cultura. O encontro foi realizado no Hotel Dan Inn. Na pauta, o assunto principal foi o lançamento do 2º edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE).

O programa fomenta o incentivo à cultura através da destinação de recursos financeiros a projetos culturais nas áreas de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; e Teatro. As inscrições dos projetos iniciaram no dia 10 de maio e encerra em 29 de junho.


O CONSELHO

Janaína representa a macrorregião Oeste do estado como membro titular do conselho desde o ano passado. “A participação no conselho permite que levemos até ele as demandas da nossa região para buscar investimentos de forma a fortalecer a cultura nos municípios do oeste”, afirma a secretária.

O Conselho Estadual da Cultura é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura – SEEC. Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.