Boa noite! Hoje é Sexta-Feira.
05 de Junho de 2020 - Hora Local 22:23h

22-05-2020 Covid-19: Comitê orienta novas determinações publicadas em decreto complementar

Responsável por orientar as decisões do poder público relacionadas à pandemia, o Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do Covid-19 de Maripá se reuniu ontem (21) para apresentar o panorama das duas últimas semanas e deliberar sobre novas ações.

Na reunião, o prefeito Anderson Bento Maria, que não faz parte do comitê, mas apresenta as demandas do município para deliberação, destacou a importância do grupo para orientar as ações. “O comitê é formado por representantes de vários setores da administração, além da associação comercial e industrial, polícia militar, Ministério Público, conselho de ministros entre outros. Estas pessoas têm uma grande responsabilidade, que é coordenar as ações neste período de pandemia de uma doença nova e queremos acreditar que, quando tudo isso acabar, as decisões tomadas foram as melhores para nosso município e toda a população”, ressalta Anderson.

NOVO DECRETO - O Decreto 108/2020, que estabelece medidas complementares relacionadas à pandemia, foi publicado na tarde desta sexta-feira (22) no Diário Oficial Eletrônico do município. Todos os atos oficiais podem ser consultados no Portal do Cidadão (maripa.atende.net), no menu Covid-19. Veja algumas das decisões:

- A Biblioteca Pública Cidadã, escolas de cursos de idiomas e pesque-pague poderão reabrir, observadas todas as restrições referentes ao número de pessoas, higienização e proibição de pessoas pertencentes ao grupo de risco.

- Batizados poderão ser realizados em cerimônias exclusivas e com público limitado, atendendo a uma série de medidas complementares.

- Eventos e atividades esportivos e culturais promovidos pela Administração Pública Municipal poderão ser realizados, condicionados à aprovação de Plano de Contingenciamento pela Vigilância Sanitária. Demais atividades e eventos que impliquem aglomeração de pessoas, sejam artísticos, esportivos, culturais, sociais ou científicos e congêneres, continuam proibidos enquanto perdurar a situação de emergência.

CINEMA DRIVE-IN – Um dos eventos culturais que seja organizado pela Administração Municipal é o cinema drive-in, onde as poltronas são substituídas por veículos. Esta é uma solução de lazer que tem se tornado cada vez mais comum em todo o país em tempos de distanciamento social. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto por meio do Departamento de Cultura irá planejar as sessões de cinema drive-in juntamente com o Setor de Vigilância Sanitária, de forma que ocorra atendendo a todas as medidas de segurança e prevenção ao coronavírus. Outras ideias também estão sendo estudadas.

NÚMERO DE CASOS – Segundo relatório da Secretaria de Saúde com dados de hoje (22), o município tem notificados o total de 36 casos de pessoas que apresentaram sintomas gripais e precisaram ficar em isolamento domiciliar. Destes, 31 já foram liberados do isolamento e cinco continuam em casa sendo monitorados através de ligações telefônicos e mensagens. Um caso está em investigação, aguardando posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR). Do total, quatro pacientes passaram por exame laboratorial e foram descartados.

TRANSPARÊNCIA – O município mantém no Portal da Transparência, a divulgação dos gastos com a Covid-19, onde toda a população pode acompanhar em tempo real onde são aplicados os recursos públicos. Até esta sexta-feira (22), o total de gastos acumulado é de R$ 76.513,86. O último investimento foi no dia 30 de abril, com a aquisição de seis camas hospitalares que foram instaladas nos novos leitos criados no Pronto Atendimento 24 horas para atender, exclusivamente, pacientes suspeitos de coronavírus.