Boa tarde! Hoje é Segunda-Feira.
22 de Outubro de 2018 - Hora Local 17:41h

Notícias

27-04-2018 Curso capacita operadores de máquinas, motoristas e equipe de serviços gerais


Os servidores da Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos e de Agricultura e Meio Ambiente participaram nesta quinta (26) e sexta-feira (27), de uma capacitação para Operadores de Máquinas, que envolveu também os motoristas e equipe de serviços gerais. O curso foi dividido nos módulos teórico - realizado do auditório do Centro de Saúde pelo instrutor Claudir Angioli - e o prático - executados nas Linhas Piratininga e Arapaçu com instrução de Darci Castanha.

Entre os conteúdos abordados estiveram a segurança do trabalho, a integração da equipe e o operacional, que se refere à manutenção e cuidados com as máquinas. “O objetivo é que a equipe conheça e relembre as técnicas de segurança e entenda que um trabalho conjunto terá resultados melhores e com mais eficiência”, explica o instrutor, Claudir Angioli.

Em relação ao conteúdo operacional, o intuito é a melhoria das estradas. Segundo ele a maioria dos municípios tem dificuldade em achar a solução para o melhoramento das vias. “É necessário um conjunto de fatores para que isso ocorra e, com os procedimentos que repassamos para a equipe, esperamos que as estradas tenham maior durabilidade e com ganho de material”, destaca.

Uma das técnicas repassadas consiste em colocar o novo material sobre a estrada que, neste caso, foi a brita corrida. Em seguida, é feita a escarificação do solo, ou seja, fazer arranhões para soltar a base. Depois é molhado o material, nivelado com a motoniveladora e, por fim, o solo é compactado com o rolo. “Foi um curso bastante produtivo e importante para toda equipe. Vamos tentar usar no dia a dia tudo o que foi repassado pelos instrutores e aguardar os resultados”, explica o secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Orlando Binsfeld.