Bom dia! Hoje é Quarta-Feira.
20 de Junho de 2018 - Hora Local 10:24h

02-02-2018 Implantação de cisterna reforça importância do incentivo a práticas sustentáveis

A última ação envolvendo o convênio com a Itaipu Binacional encerrado no final de 2017, reforça a necessidade e importância de investimentos em práticas que incentivem o uso sustentável dos recursos naturais. No mês de dezembro, foi realizada a construção de uma cisterna na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli, para captação e reaproveitamento da água da chuva em atividades que possam substituir a utilização de água potável.

De acordo com o coordenador do Comitê Gestor Municipal do Programa Cultivando Água Boa, Cleiton Manske, o projeto visa estimular a educação e o desenvolvimento da consciência ambiental entre alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. “Como gestores do projeto, temos a responsabilidade de incentivar ações que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso município. A cisterna implantada na escola Kuroli é a demonstração prática de alternativas para o aproveitamento da água das chuvas, recurso disponível e pouco utilizado diretamente em nossa região”, destaca. Além disso, o projeto também possibilita a redução de gastos com água tratada.

A captação da água da chuva é feita por meio de calhas instaladas no entorno da cobertura da Quadra de Esportes da escola. A água é transportada por uma tubulação até a caixa d’água, que possui capacidade para armazenar até 20 mil litros. O investimento foi de R$ 27.954,52, custeados com recursos da parceria entre Itaipu e Administração Municipal.

A água armazenada está sendo utilizada para a limpeza da escola em geral, incluindo as salas de aula, salas administrativas, corredores, calçadas e quadra de esportes.