Boa tarde! Hoje é Domingo.
21 de Julho de 2019 - Hora Local 12:45h

Notícias

19-12-2018 Maripá conquista 1º lugar em Concurso de Boas Práticas com projeto voltado à prevenção de violências


O Projeto “Maripá Vigilante, Prevenindo as Violências e Apoiando a Paz” trouxe o 1º lugar no II Concurso de Boas Práticas – Iniciativas para construção da Agenda 2030, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional, através do Programa Cidades Sustentáveis. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (18), em evento realizado no município de Santa Helena.

O Maripá Vigilante é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde desde 2013 com o objetivo de prevenir as diversas formas de violência, com ênfase na violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Segundo a responsável pelo projeto, Clarice Fischer Angelotti, as ações envolvem, por exemplo, a capacitação de gestores e profissionais de saúde para que estejam preparados e atentos às fragilidades no atendimento à vítima. “A partir do projeto, capacitamos mais de 240 profissionais e aumentamos o número de Unidades Notificadoras de Violências de 3 para 5. Os resultados mostraram o aumento das notificações e da procura por orientação, causado pelo maior acesso à informação pelas vítimas para atenção e o cuidado necessários. A violência doméstica, intrafamiliar ainda é um tabu, mas é de extrema urgência a necessidade de trabalhar este assunto nos mais diversos ambientes da sociedade”, explica.

A premiação pelo projeto é de R$ 200 mil a partir de um novo convênio que será firmado entre a Itaipu e o Município. “Estamos muito contentes pelo reconhecimento desta ação, que tem ajudado tantas pessoas em nosso município e contribuído para uma sociedade mais informada, mais justa e mais pacífica”, comemora Clarice.

O concurso envolveu 40 municípios da região com 137 boas práticas inscritas. Além do projeto vencedor, Maripá concorreu com outros seis projetos: Cultura para Todos, Leia Maripá, Maripá Mais Limpa, Cantando e Brincando, Revitalização das Orquídeas e Festa das Orquídeas e do Peixe.

RECONHECIMENTO – Além da premiação pelo projeto vencedor, o Município de Maripá recebeu um troféu em reconhecimento ao destaque na plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. A plataforma contém o levantamento de 260 indicadores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

A coordenadora do Programa em Maripá, Isonia Frühling, afirma que a plataforma contribui para uma gestão mais inteligente. “A partir do diagnóstico detalhado destes indicadores é possível ampliar o conhecimento sobre a realidade local, visualizar com clareza as áreas que precisam de mais atenção para criar estratégias pontuais na resolução do problema, além de divulgar as ações que deram certo e que podem ser tomadas como exemplo e replicadas em outros municípios”, destaca.



Fonte: Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa.maripa@gmail.com
Telefone: (44) 3687-1262