Bom dia! Hoje é Domingo.
16 de Junho de 2019 - Hora Local 08:57h

Notícias

05-06-2019 Maripá implanta coleta seletiva na área rural


Moradores da área rural de Maripá agora contam com Postos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos recicláveis. Nesta terça-feira (4), o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Binsfeld, esteve em reunião com moradores da Linha 05 de Outubro, - local em que foi instalado o primeiro PEV - para apresentar o projeto.

A coleta será feita com caçambas coletoras, em sistema de rodízio. As cinco caçambas são identificadas e contam com orientações para os moradores. De acordo com o secretário, a distribuição está sendo feita gradativamente. “Definimos pontos estratégicos para que sejam de fácil acesso a todos os moradores do interior”, explica.

Nelas, podem ser depositados todos os tipos de materiais passíveis de reciclagem como papel, papelão, embalagens, latas, plásticos, garrafas pet, vidros (cacos devem ser embalados). “Lixo orgânico e embalagens de agrotóxicos, por exemplo, não devem ser depositados nestes locais”, lembra o secretário.

COLETA SELETIVA - A coleta de recicláveis na área rural faz parte do programa Recicla Maripá, criado para fomentar ações voltadas, principalmente, à destinação correta dos resíduos sólidos. Em reunião realizada nesta terça-feira (4) com servidores de várias áreas da Administração Municipal, outras ações neste sentido também foram discutidas. “Estamos planejando, por exemplo, melhorias para a coleta seletiva na área urbana. Hoje a coleta dos recicláveis é feita no mesmo dia em que é coletado o lixo orgânico. A ideia é que tenhamos um dia específico e os moradores de cada residência receberão uma embalagem de ráfia, em que eles poderão fazer a separação correta. Esse é um projeto que está em andamento e vai levar alguns meses para chegar à população”, conta o secretário.

Segundo o prefeito Anderson Bento Maria, a destinação dos resíduos produzidos nas cidades é um tema em comum de todos os municípios da região. “Levar a coleta seletiva para todos os cantos do município é um passo importante para reduzirmos a quantidade de lixo que ainda não é destinado da forma correta e, desta forma, construirmos uma Maripá cada vez mais sustentável”, ressalta o prefeito Anderson Bento Maria.

A iniciativa também atende ao Programa Maripá Sustentável, ligado ao Programa Cidades Sustentáveis, que tem foco mais abrangente, fomentando ações de sustentabilidade em todos os âmbitos da administração pública. A ação atende, ainda, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12: Consumo e Produção Responsáveis.

CRONOGRAMA – Segundo o secretário, Orlando Binsfeld, o cronograma poderá ser ajustado conforme a demanda de cada localidade. “Faremos um acompanhamento nos primeiros dois meses e, depois disso, ajustamos o que for necessário para criarmos um cronograma definitivo”, explica.

Confira o cronograma inicial:

1. Clube Aliança 05 de Outubro
1ª quinzena do mês.
2. Pavilhão da Comunidade da Linha Alto Aurora
2º quinzena do mês.
3. Clube de Novo Blumenau
10 a 14 de junho; 01 a 05 de julho; 22 a 26 de julho (a cada três semanas).
4. Pavilhão da Comunidade da Linha Chapecó
17 a 21 de junho; 08 a 12 de julho; 29 de julho a 02 de agosto (a cada três semanas).
5. Pavilhão da Comunidade da Estrada Gaúcha
24 a 28 de junho; 08 a 12 de julho; 29 a 02 de agosto (a cada três semanas).
6. Candeia - Caixa d’água da Associação da Linha 18 de Abril:
1ª quinzena do mês.
7. Pérola Independente – Término da Rua Padre Anchieta, entroncamento saída para
Linha Harmonia e Linha Independente
2ª quinzena do mês.
8. Sede – saída para MR 104
O mês todo.
9. Sede - saída para MR 102
O mês todo.


Fonte: Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa.maripa@gmail.com
Telefone: (44) 3687-1262