Boa madrugada! Hoje é Quinta-Feira.
21 de Junho de 2018 - Hora Local 05:12h

Notícias

12-04-2018 Oficinas de Música promovem integração entre Brasil e Alemanha


Em sua IX edição, as Oficinas de Música de Instrumentos de Madeira, Metal e Percussão reuniram 63 participantes dos municípios de Medianeira, Foz do Iguaçu, Palotina e Maripá. O evento ocorreu entre os dias 5 e 8 de abril no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski e é promovido pelo Município de Maripá por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Associação Blumenstrauss.

As oficinas têm foco no aperfeiçoamento musical por meio do intercâmbio entre os músicos brasileiros e alemães. “É uma parceria importante que já ocorre há nove anos e que proporciona aos nossos alunos de instrumentos de sopro, aos integrantes da Banda Sinfônica Municipal e também aos alunos de língua alemã o compartilhamento de toda a bagagem musical entre as duas culturas”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi.

As oficinas foram ministradas pelo maestro alemão Rolf Kaiser e pelos professores de percussão, Mischa Becker e de instrumentos de metais, Jochen Schnepf. As aulas envolveram o estudo de novas partituras em instrumentos como clarineta, violino, flauta transversal, saxofone (alto e tenor e soprano) trompete, trombone, trompa, tuba, tímpanos, bateria, xilofone, triangulo, pratos, contrabaixo e eufonium. “As oficinas são de fundamental importância para o aprofundamento da leitura de partituras, aprendizagem de novas técnicas musicais, novo repertório, além da integração entre os músicos”, ressalta a presidente da Associação Blumenstrauss, Anelise Schwarz. Os alunos de língua alemã também participam do evento, como equipe de apoio para tradução das oficinas.

Encerrando o evento, um grande concerto com os alunos foi realizado na noite deste domingo, sob a regência do maestro Rolf Kaiser. “Foi um belo concerto que mostrou a qualidade destes músicos e o resultado de todo o trabalho desenvolvido nestes quatro dias de oficinas”, finaliza a secretária Janaína.