Boa noite! Hoje é Segunda-Feira.
30 de Março de 2020 - Hora Local 23:31h

Notícias

19-02-2020 Palestra apresenta trabalho infantil, jovem aprendiz e estagiário a pais de alunos


Pais de alunos inscritos no Programa Bolsa Família e no serviço PAEFI (Proteção e Apoio Especializado a Família e Indivíduo) participaram no início do mês de uma palestra com o tema Trabalho Infantil, Jovem Aprendiz e Estagiário. O evento, que envolveu cerca de 100 pessoas, foi promovido pela Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador em conjunto com a Vigilância Sanitária.

A palestra integra a sequência do projeto de conscientização de alunos de 7 e 8º anos dos colégios de Maripá, que receberam orientação sobre o assunto no ano passado. “A apresentação aos pais foi indispensável para que pudessem sanar as dúvidas sobre o trabalho infantil e sua diferença sobre o jovem aprendiz, além de serem orientados sobre as Normas Regulamentadoras e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, explica a técnica em Segurança do Trabalho da Secretaria de Saúde, Rosimeri Trebien.

Segundo ela, a intenção da Saúde do Trabalhador ao abordar esse tema é justamente a prevenção. “Ao prevenir o trabalho infantil, apoiar a contratação de Jovem Aprendiz e estagiários reduz-se o afastamento da escola, as faltas e perda de ano letivo, pois os jovens estarão comprometidos com as regras do programa, que não permitem falta ou notas abaixo da média para os inscritos”, ressalta.

Mas ela reforça que somente isso não seria o suficiente para a Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “Ao evitar que crianças prejudiquem sua saúde em locais impróprios, insalubres, penosos, trazemos para a fase adulta um indivíduo saudável física e psicologicamente produtivo e com suas capacidades protegidas, gerando frutos do seu trabalho com dignidade e saúde”, completa Rosimeri.

APOIO DOS EMPRESÁRIOS - O apoio e adesão dos empresários do município é de fundamental importância para que esse trabalho possa ter sequência. Segundo a técnica em Segurança no Trabalho, Rosimeri Trebien, além de evitar que estes adolescentes se envolvam com drogas ou atividades impróprias, a oferta destas vagas evitaria que com o passar do tempo os jovens deixem a cidade em busca de locais de trabalho. “Com isso o município teria um desfalque na mão de obra adulta essencial para todos os serviços, consequente redução de sua população e clientes/consumidores em potencial”, finaliza.


Fonte: Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa.maripa@gmail.com
Telefone: (44) 3687-1262