Boa madrugada! Hoje é Quinta-Feira.
19 de Outubro de 2017 - Hora Local 03:18h

Notícias

10-10-2017 Peça teatral evidencia necessidade dos cuidados para evitar a dengue


A Secretaria de Saúde de Maripá promoveu nesta segunda-feira (9), mais uma ação de conscientização ao combate à dengue. Em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, a peça teatral “O Fim da Picada” foi apresentada para os alunos do pré ao quinto ano do ensino fundamental das três escolas municipais, abordando o assunto de forma lúdica e descontraída. O encontro foi realizado no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski.

O teatro retrata a história de uma mãe, que deixa seu filho brincando no quintal de casa, e o menino acaba sendo picado por um aedes aegypti. A criança se queixa de dores no corpo e apresenta febre alta, e é levado ao médico pela mãe. A partir dos sintomas e avaliação, o médico constata que o menino está com dengue e receita alguns medicamentos. Na história, uma agente de saúde é chamada para analisar a casa e encontra diversos recipientes que acumulam água. A mãe é orientada a fazer a limpeza do quintal, dando continuidade à peça.

“Todo mês nossa equipe promove uma ação de conscientização para o combate a dengue e trouxemos esse tema para as crianças, para que desde cedo elas aprendam que cada um precisa fazer a sua parte. Como o tema precisa ser trabalhado de uma forma mais leve, o teatro faz com que eles absorvam a mensagem e coloquem em prática nas suas casas”, destaca a secretária de Saúde, Andreia Bento Maria Scudeller.


VACINA DA DENGUE – A 3ª dose da vacina contra a dengue continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Aqueles que estão na segunda dose da vacina também devem comparecer às UBS neste período. Para receber a vacina, o munícipe deve apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação.

A meta é imunizar 1.116 pessoas, que fazem parte do público alvo da campanha. Até agora, 41,79% das pessoas que precisam tomar a 2ª dose foram vacinadas. Já na 3ª dose, 76,56% já se estão imunizadas. A campanha segue até o dia 27 de outubro.


SITUAÇÃO – O Índice de Infestação Predial de Maripá está em 1,52% no quinto ciclo, frente a 1% que é o recomendado pelo Ministério da Saúde. O número coloca o município em situação de alerta. “Os agentes de saúde continuam com trabalho intensivo, atuando in loco com vistorias, orientação, porém, é necessário que cada morador se conscientize e faça a sua parte, que é manter seus lotes limpos e sem nenhum local que possa ser foco do mosquito”, pontua a secretária de Saúde, Andreia Bento Maria Scudeller.