Boa tarde! Hoje é Domingo.
22 de Abril de 2018 - Hora Local 15:01h

23-03-2018 Prefeito participa da inauguração do campus da UFPR no Biopark e discute possível parceria com a instituição

O prefeito Anderson Bento Maria participou nesta quarta-feira (21) da inauguração do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instalado no Biopark - Parque Científico e Tecnológico de Biociências, localizado no município de Toledo. O prédio abriga a Faculdade de Medicina, que iniciou o ano letivo de 2018 já nas novas instalações.

Construído com recursos doados pelos empresários Luiz e Carmem Donaduzzi, idealizadores do Biopark e fundadores da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, com sede em Toledo, o espaço da instituição terá nove mil metros quadrados quando concluído. “Parabenizamos o casal Luiz e Carmem pela iniciativa desse empreendimento que trará inúmeros benefícios para a região oeste, atuando fortemente no desenvolvimento econômico, na geração de empregos, trazendo boas instituições de ensino, como também gerando qualidade de vida e a perspectiva de um futuro melhor”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.

A sede conta com salas de aula, laboratórios, centro cirúrgico, sala de parto, enfermagem, UTI e outras unidades didáticas. Além disso, possui capacidade de receber um número maior de estudantes e oferecer tecnologia e as condições laboratoriais necessárias.

Na oportunidade, Anderson tratou com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e com a diretora do campus Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues, a formalização de um futuro convênio para que os alunos que estudam neste prédio possam realizar os estágios nas unidades de saúde pública de Maripá. “Queremos trazer estes estudantes para atuarem tanto nas unidades da sede, quanto dos distritos porque sabemos da qualidade do ensino da Universidade Federal do Paraná, que tem sido uma grande parceira. Exemplo disso é a implantação de uma extensão do campus de Palotina em nossa cidade, o que mostra o reconhecimento mútuo dessa parceria”, ressalta o prefeito.

UFPR EM MARIPÁ – Com a fase de acabamento já licitada, as obras do prédio que abrigará o Laboratório de Carcinicultura serão concluídas nos próximos meses, conforme anunciado pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca em visita ao local na última sexta-feira (16), acompanhado de comitiva composta pelo Conselho Universitário. “Este é um projeto que irá aumentar significativamente a capacidade de pesquisa da universidade. Estamos tão entusiasmados com o projeto quanto a comunidade local e pretendemos inaugurar o prédio até o fim do ano”, afirmou o reitor.

O laboratório será destinado ao estudo da tecnologia de manejo para fases de larvicultura, berçário e crescimento final de espécies de camarão de água doce com potencial aquicola, atuando como extensão do curso de Engenharia em Aquicultura do Campus Palotina.