Boa noite! Hoje é Domingo.
21 de Outubro de 2018 - Hora Local 20:13h

Notícias

16-07-2018 Princesa das Orquídeas 2018 é eleita durante o Café Colonial que reuniu mais de mil pessoas

A maripaense Beatriz Cristina da Cruz é a Princesa das Orquídeas 2018. A escolha ocorreu neste sábado (14) durante o Café Colonial, que reuniu um público de mais de mil pessoas. Ela representará o município na 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe e em outros eventos oficiais até o próximo ano.

Além do título de Princesa das Orquídeas, cada candidata encerrou o desfile com um título: Princesa da Alegria: Andressa Luiza Jacoby; Princesa do Charme: Lucimara Taina Engelmann Lucht; Princesa da Delicadeza: Pietra Cristina Scussel; Princesa da Elegância: Ana Clara Maurina; Princesa do Encanto: Maria Valentina Schweig Baú; Princesa da Inocência: Vitória Eloísa Brendler Quaglio; Princesa da Meiguice: Adriele Strelow; Princesa da Simpatia: Bárbara Delling e Princesa da Ternura: Karolina Krupp.

O público pode degustar também um delicioso Café Colonial, que trouxe em seu Buffet uma grande variedade de pratos doces e salgados. O cardápio contou com bolos, pães, cucas, bolachas, tortas, strudell de queijo, salgadinhos, linguiça, morcilha, pavês, geleias entre outros. Os pratos são produzidos em sua maioria, por pessoas do próprio município, visando à valorização dos produtores locais.

Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, responsável pela organização do evento, o Café Colonial foi novamente um sucesso. “O evento vem se fortalecendo a cada edição e, além da comunidade de Maripá, também recebemos pessoas de municípios vizinhos, que vem prestigiar o desfile e saborear da gastronomia maripaense. Isso demonstra a credibilidade conquistada ao longo dos anos e que o tradicionalismo se mantém”, ressalta.

LANÇAMENTO DA FESTA – A 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe foi lançada oficialmente durante o Café Colonial. O momento reuniu a Comissão Central Organizadora (CCO) e contou com a presença do prefeito Anderson Bento Maria; do vice-prefeito Elizeu Spagnol; do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, representando a governadora Cida Borghetti; dos secretários municipais e vereadores. Durante o lançamento, cada participante pode degustar o prato típico da cidade: o Peixe Assado na Grelha, Desossado e Recheado.

Para o prefeito Anderson Bento Maria, os 20 anos de festa representa um marco importante para o município de Maripá. “A Festa das Orquídeas e do Peixe teve uma contribuição fundamental para o município ao longo destes vinte anos, principalmente no desenvolvimento do setor turístico que, consequentemente impulsiona a economia local e o fortalecimento dos negócios”, destaca.

A festa acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Centro de Eventos de Maripá. Segundo o presidente da CCO, Rodrigo Schanoski, a programação está definida e se apresenta em um novo formato a partir desta edição. “Estamos com uma nova proposta no setor da piscicultura, por exemplo, que passa a ser abordada como Feira da Aquicultura, por abranger outras culturas potenciais da região além do peixe. Para isso, criamos um ambiente que irá potencializar ainda mais a participação das empresas deste setor”, explica.

Além disso, a edição deste ano terá três shows com entrada gratuita, além das diversas atrações que ocorrem no Palco Cultural no decorrer da festa. Na sexta-feira, dia 24, o show é com André & Felipe - a maior dupla sertaneja gospel do Brasil - e em seguida, João Bosco & Vinícius. No sábado, dia 25, o show será com Fernando & Sorocaba.

As atrações tradicionais que compõem a programação da festa continuam. Entre elas a exposição e feira de orquídeas, feira da aquicultura, feira da indústria, comércio, artesanato e sabores, café colonial, refeições a base de peixe, praça de alimentação, Seminário Estadual da Piscicultura, Rodeio do Bagre Ensaboado, Matinê da Melhor Idade, Concurso do Peixe Assado na Grelha, Desossado e Recheado e o Curso de Cultivo de Orquídeas.

Confira a programação completa:

22 de Agosto (Quarta-Feira)
19h30: Culto Ecumênico de Abertura da 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe. Local: Igreja Congregacional, Rua Ramiro Barcelos.

24 de Agosto (Sexta-Feira)
08h00: Seminário Estadual da Piscicultura - Pavilhão da Comunidade Católica, Rua Francisco Ferrer, 688 - Centro
09h00: Abertura da Exposição e Feira de Orquídeas
Abertura da Feira da Aquicultura
Abertura da Feira da Indústria, Comércio, Artesanato e Sabores
Abertura da Praça de Alimentação
Abertura do Café Colonial
11h30: Almoço à Base de Peixe - Pavilhão Gastronômico
14h00: Matinê da Melhor Idade com o Grupo Musical Terceira Dimensão
19h30: Abertura Oficial da 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe - Palco Cultural
20h00: Jantar a Base de Peixe - Pavilhão Gastronômico
20h30: Show Gospel com ANDRÉ & FELIPE - Palco Cultural - Entrada Gratuita
21h00: Fechamento do Café Colonial
22h00: Fechamento da Exposição e Feira de Orquídeas
Fechamento da Feira da Aquicultura
Fechamento da Feira da Indústria, Comércio, Artesanato e Sabores
23h30: Show Sertanejo com JOÃO BOSCO & VINÍCIUS - Arena de Shows - Entrada Gratuita
00h00: Fechamento da Praça de Alimentação

25 de Agosto (Sábado)
08h00: Reabertura da 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe
Reabertura da Praça de Alimentação
09h00: Curso Básico de Plantio e Cultivo de Orquídeas para Iniciantes. Instrutor Sérgio Ostetto. Local: Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski, Rua Castro Alves – Centro.
Reabertura da Exposição e Feira de Orquídeas
Reabertura da Feira da Aquicultura
Reabertura da Feira da Indústria, Comércio, Artesanato e Sabores
Reabertura do Café Colonial
11h30: Almoço à Base de Peixe - Pavilhão Gastronômico
14h30: Rodeio do Bagre Ensaboado - Arena do Bagre
19h30: Jantar a Base de Peixe - Pavilhão Gastronômico
21h00: Fechamento do Café Colonial
22h00: Fechamento da Exposição e Feira de Orquídeas
Fechamento da Feira da Aquicultura
Fechamento da Feira da Indústria, Comércio, Artesanato e Sabores
00h00: Fechamento da Praça de Alimentação
Show Sertanejo com FERNANDO & SOROCABA - Arena de Shows - Entrada Gratuita

26 de Agosto (Domingo)
08h00: Reabertura da 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe
Reabertura da Praça de Alimentação
09h00: Reabertura da Exposição e Feira de Orquídeas
Reabertura da Feira da Aquicultura
Reabertura da Feira da Indústria, Comércio, Artesanato e Sabores
Reabertura do Café Colonial
10h30: Almoço a Base de Peixe - Pavilhão Gastronômico
11h00: Concurso do Peixe Assado na Grelha, Desossado e Recheado - Pavilhão do Concurso
11h30: Cortejo com o Grupo Sou Arte
15h30: Divulgação e Premiação do Concurso do Peixe Assado na Grelha, Desossado e Recheado - Palco Cultural
19h00: Encerramento das Exposições
21h00: Encerramento da 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe