Bom dia! Hoje é Quinta-Feira.
24 de Maio de 2018 - Hora Local 07:20h

Notícias

14-05-2018 Proerd atenderá mais 80 estudantes da Rede Municipal de Ensino


O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) terá continuidade em Maripá e este ano será desenvolvido pela Polícia Militar por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária de Marechal Cândido Rondon. A ação irá atender cinco turmas do 5º ano do ensino fundamental das três escolas municipais, compreendendo cerca de 80 estudantes.

A reunião com representantes da Polícia Militar foi realizada na quinta-feira (10), na Sala de Reuniões do Paço Municipal. O encontro envolveu o prefeito Anderson Bento Maria; a secretária da pasta, Janaína Müller Geraldi; representantes da educação; o tenente Silveira, comandante da 2ª Companhia do BPEC (Batalhão de Polícia Escolar de Foz do Iguaçu); o coronel Wellington da Rosa, secretário de Mobilização Urbana de Marechal; o sargento De Souza, comandante da Polícia Rodoviária de Marechal Cândido Rondon; o capitão Souza, comandante da Companhia de Marechal; o soldado Marcelo Biesdorf, da Polícia Rodoviária de Marechal; e o vereador de Rondon, Vanderlei Sauer.

De acordo com o prefeito Anderson, a continuidade do Proerd representa um avanço positivo na educação destes estudantes. “Sabemos da importância do programa na formação dos alunos como cidadãos de bem e esperamos que ele possa ter continuidade nos próximos anos, atingindo cada vez mais estudantes do nosso município”, destaca.

O programa reúne o esforço cooperativo entre a Escola, a Família e a Polícia Militar, atuando no combate e prevenção às drogas e à violência. Cada aluno recebe uma apostila contendo dez lições que busca, entre outros fatores, desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole emocional e auxiliar na tomada de decisões responsáveis.

Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, o programa aproxima e estimula um diálogo saudável entre a escola, a família e a Polícia Militar. “Todos os temas trabalhados em sala de aula contribuem para o desenvolvimento do senso crítico, munindo o aluno de informação e atitude para tomar decisões e fazer suas escolhas de forma consciente, segura e responsável, em todas as etapas da vida”, ressalta.

As aulas acontecem uma vez por semana e terão início no segundo semestre do ano letivo. Ao final do programa, os alunos participarão de uma formatura, onde receberão o Certificado Proerd.