Boa madrugada! Hoje é Terça-Feira.
17 de Julho de 2018 - Hora Local 00:57h

Notícias

28-06-2018 Programa Leia Maripá recebe Menção Honrosa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

O programa “Leia Maripá” recebeu Menção Honrosa na 23ª edição do Concurso FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) como um dos Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil. A FNLIJ é uma instituição sem fins lucrativos que há 50 anos busca promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens.

O Leia Maripá é um programa de incentivo a leitura, desenvolvido pela Biblioteca Pública Cidadã Professora Marlene Alenbrant, ligada à Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Município de Maripá. O programa foi criado em 2004 e, desde então, desenvolve um conjunto de ações integradas com a comunidade escolar e sociedade para formação de leitores críticos e atuantes.

Para a responsável pelo programa, Teresinha Steffens, este reconhecimento é resultado da persistência e motivação no desenvolvimento das ações. "São 15 anos desde a criação do programa com atividades que ocorrem constantemente durante um longo período de tempo no ano. Além disso, buscamos trabalhar com todos os públicos para incentivar e dar oportunidade de acesso à leitura, fazendo com que ela se torne um hábito na vida das pessoas", destaca.

Entre as atividades realizadas estão a Hora do Conto, Passaporte do Leitor, Ler é Viver, Vovô e Leitura, Trabalho e Leitura, Primeiras Leituras e Roda de Leitura e Contação de Histórias, todos com objetivo de incentivar e fortalecer o hábito de leitura entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do município.

O Passaporte do Leitor, por exemplo, é direcionado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino. A 15ª edição está em andamento e segue até 20 de agosto. Em 2017, o concurso contou com a participação de 191 alunos, que leram e resumiram um total de 3.163 histórias.