Boa noite! Hoje é Sexta-Feira.
22 de Junho de 2018 - Hora Local 23:32h

Notícias

03-05-2018 Projeto Saúde na Praça celebra o Dia Mundial da Saúde

A Secretaria de Saúde promoveu o Projeto Saúde na Praça em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril. A atividade foi realizada na Praça das Orquídeas e durante todo o dia, profissionais dos diversos setores estiveram no local para orientar a comunidade sobre práticas saudáveis e atividades de prevenção à saúde.

Entre os assuntos abordados estiveram alimentação saudável, saúde bucal, qualidade de vida, saúde mental, cuidados com a postura, orientações sobre a vacina contra gripe e dengue, realização de teste de glicemia, aferição de pressão arterial e verificação do índice de massa corporal. “O objetivo é justamente conscientizar a população sobre a importância de ter hábitos saudáveis para manter o equilíbrio entre corpo e mente, prevenindo diversos problemas de saúde”, destaca a secretária de Saúde, Andreia Bento Maria Scudeller.

O setor de combate às endemias realizou a “Dengue House” (casa da dengue). Para a atividade, foi desenvolvida uma casa do terror, ilustrando um local sujo e com possíveis criadouros. Ao fundo, um som estridente de mosquitos voando a fim de conscientizar a população quanto aos cuidados com a dengue. De acordo com os dados do setor, Maripá apresenta 31 casos notificados de dengue e um caso autóctone (do município) confirmado até o momento. “Os cuidados da população na eliminação dos criadouros de mosquito devem continuar”, afirma Andreia.

Já o setor de Vigilância Sanitária orientou a comunidade sobre os cuidados com o escorpião amarelo, Tityus serrulatus, pois em municípios de divisa há registros de ocorrência.

O setor de Estratégia de Saúde da Família (ESF) juntamente com a assistente social, Giliane Konzen, fez um trabalho no sentido de recrutar doadores de sangue. O objetivo é diminuir a fila de reposição de sangue, contudo, ainda há poucas pessoas interessados em doar.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE – Em 2018, o tema da campanha do Dia Mundial da Saúde é: Saúde universal: para todos, em todos os lugares. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que isso pode trazer.