Boa tarde! Hoje é Segunda-Feira.
10 de Dezembro de 2018 - Hora Local 12:23h

04-12-2018 Proprietários de imóvel rural já podem emitir CCIR 2018

O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) referente ao ano de 2018 já está disponível para emissão. Proprietários ou titulares do domínio útil de imóvel rural deverão acessar o endereço eletrônico https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao para emitir o certificado e a guia para pagamento da taxa cadastral. O documento só é válido após pagamento da guia.

A responsável pela Unidade Municipal de Cadastramento do INCRA (UMC), Rita de Cássia Guilherme Walz, destaca que o CCIR não é mais enviado pelos Correios. “O produtor deve emitir o documento diretamente no site do INCRA, ou pode solicitar o auxílio junto aos sindicatos, contadores e na UMC, junto à Prefeitura. Para isso, é preciso apresentar o CCIR do ano anterior”, explica.

As informações constantes no documento são exclusivamente cadastrais e não representam prova de propriedade ou direitos relativos ao imóvel. O CCIR é fornecido pelo INCRA e serve como cadastro do imóvel, sendo indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para partilha amigável ou judicial.