Boa noite! Hoje é Quinta-Feira.
14 de Novembro de 2019 - Hora Local 23:07h

Notícias

06-06-2019 Recuperação de nascentes é uma das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente


O Município de Maripá realizou nesta quinta-feira (6), uma das ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A atividade envolveu a recuperação de nascentes do Lajeado Arara, na propriedade do maripaense Tarcisio Groeler. A ação foi realizada por meio do Encontros e Caminhos, programa desenvolvido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional em parceria com os municípios.

De acordo com o técnico em agropecuária, Adelar Soares de Oliveira, que monitorou a atividade, a recuperação de nascentes é fundamental para contribuir para um meio ambiente melhor. “A conservação de nascentes vai garantir maior fluxo de água, recurso que é essencial para a vida. Em Maripá, onde a piscicultura é uma atividade representativa e depende desse bem natural, esse olhar diferenciado de preservação dos recursos é fundamental para que a atividade se desenvolva, sem prejuízo ao meio ambiente”, ressalta.

A atividade contou com a participação dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli, acompanhados da professora, Cristina Rech. Para a coornadora do Programa Encontros e Caminhos e secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, o local se transformou em uma sala de aula fora do ambiente comum, que proporcionou aprendizado prático a partir da participação nas etapas e dos questionamentos feitos pelos alunos no decorrer do trabalho. “Isso contribui para conscientizá-los da importância de cuidar da nossa água e da responsabilidade de todos em deixar um ambiente saudável para as gerações futuras”, pontua.

Durante a atividade, também estiveram presentes o prefeito Anderson Bento Maria; o coordenador da atividade, Cleiton Manske; vereadores; secretários municipais; representantes do Coletivo Educador Municipal; servidores municipais do Poder Executivo e Legislativo; alunos e professora; o técnico da Emater de Maripá, Eder Morschbacher; e o técnico em agropecuária, Luciano Acker.

OUTRAS ATIVIDADES - Nesta sexta-feira (7) vai ser realizada uma oficina de construção de cisterna com conteúdo teórico e prático. Ela será construída nesta mesma propriedade e é direcionada a técnicos e produtores rurais. Já no dia 14 de junho será feita uma oficina para técnicos, professores, estudantes, integrantes de associações, produtores rurais e comunidade em geral, para implantação de uma horta comunitária no Loteamento Cota II.


Fonte: Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa.maripa@gmail.com
Telefone: (44) 3687-1262