Bom dia! Hoje é Segunda-Feira.
21 de Agosto de 2017 - Hora Local 07:18h

Secretaria de Educação, Cultura e Desportos

09-05-2017 Jogo “Baleia Azul” é tema de intervenção no Colégio Estadual Pio XII

As psicólogas Mariana Brustolin e Karolina Schadeck, da Secretaria Municipal de Saúde realizaram na última semana uma intervenção com alunos do Colégio Estadual Pio XII sobre o jogo “Baleia Azul”, tema que tem gerado preocupação em pais, responsáveis e profissionais das áreas de educação e saúde.

A intervenção consistiu em uma roda de conversa em que foram esclarecidas as dúvidas dos adolescentes sobre o jogo, além de serem trabalhados temas como violência, pensamento crítico, autocuidado e autoestima.

No jogo “Baleia Azul” o adolescente é exposto a uma maratona de 50 desafios. A grande maioria deles são desafios que ameaçam a integridade física e até mesmo a vida dos participantes e de outras pessoas, que vão desde propostas de automutilação até suicídio. Normalmente o adolescente tem contato com o jogo através de redes sociais.

A psicóloga Mariana Brustolin ressalta alguns cuidados importantes que os pais ou responsáveis devem ter. “É preciso estar atento aos sites e grupos que os filhos frequentam na internet e observar quaisquer mudanças de comportamento das crianças e adolescentes. A abertura constante ao diálogo com os filhos também é primordial e, em caso de dificuldades maiores, deve ser procurada ajuda especializada”, alerta.

O setor de Psicologia da Secretaria Municipal de Saúde está disponível para estas e outras situações na Unidade de Saúde da Família ou pelo telefone (44) 3687-
1506.