Boa madrugada! Hoje é Quinta-Feira.
19 de Outubro de 2017 - Hora Local 03:27h

Símbolos

27-01-2014 Atrativos

Um dos grandes atrativos do município de Maripá é a Festa das Orquídeas e do Peixe, evento conhecido em todo o Brasil e que atrai caravanas e visitantes de vários estados e até mesmo outros países.
O evento envolve toda a comunidade, e todas as áreas de produção e fontes da economia do município participam. Durante o evento, que ocorre anualmente no mês de agosto, época em que as orquídeas das ruas estão floridas, há a mobilização dos produtores de orquídeas, dos produtores de peixe, produtores de alimentos coloniais, comércio local, produtores de artesanatos, além de vários munícipes que auxiliam antes, durante ou após o evento.
Nos dias da festa os visitantes podem prestigiar uma grande exposição de orquídeas e um salão destinado a vendas das plantas cultivadas. Na área da piscicultura há a exposição dos equipamentos utilizados pelos produtores locais, peixes que são produzidos e todo o processo da piscicultura do município.
Além destes atrativos, no evento os visitantes também encontram produtos coloniais, como pães, cucas, bolachas, compotas, conservas, entre outros alimentos feitos artesanalmente, o buffet de tortas doces e salgadas, praça de alimentação e exposição da industria e comércio.
Além de todas as opções de alimentação, são servidos almoços e jantares a base de peixe em todos os dias da festa, os visitantes podem apreciar um variado cardápio com pratos a base de peixe, incluindo o prato que é símbolo da festa, a carpa assada, desossada e recheada na grelha.
Arrancadão de Tratores
Outro evento que tem grande destaque no município é o Arrancadão de Tratores, sendo que a primeira edição do evento ocorreu em 1990, realizado na avenida principal da cidade de Maripá, de forma amadora. A idéia é oriunda das antigas arrancadas de motos realizadas na região. Hoje a competição esportiva, que começou como brincadeira profissionalizou-se. Tem o aval da Federação Paranaense de Automobilismo, e a categoria principal TratorShow, que permite que os tratores inscritos possam ser totalmente modificados em sua concepção mecânica e também nas linhas do designer, porém, mantendo as características do agrícola e seguindo um regulamento técnico, criterioso em segurança. Alguns tratores desta categoria fazem em 9.7segundos o percurso de 0 a 200 metros e chegam a mais de 130 km/h.
As Arrancadas são formadas por somente dois tratores alinhados lado a lado sobre uma base de asfalto ou concreto, numa pista com 13m de largura e 400m de comprimento. Ao sinal verde os competidores percorrem com seus tratores um percurso de 200m dotado de sensores que fornecem dados a computadores instalados na sala de cronometragens. Esse tipo de competição oferece ao publico um festival constante de ultrapassagens e disputas que elevam a adrenalina, somadas a uma avançada tecnologia, onde, é possível não só, reconhecer o verdadeiro campeão, como também obter dados quanto aos melhores tempos conquistados. Tem ainda, os 200m finais da pista, que servem para frenagem e desaceleração das maquinas que ultrapassam a linha de chegada em alta velocidade. Durante as competições existem outras atrações como: uso de fumaça ecológica, e filetes de néon nos tratores, para as arrancadas noturnas; cavalos de pau com tratores e outras manobras radicais.
Café Colonial com Escolha da Princesa das Orquídeas
O Café Colonial de Escolha da Princesa das Orquídeas é um importante evento que antecede a Festa das Orquídeas e do Peixe. Nele ocorre a coroação de 12 meninas de 09 a 10 anos, com variados títulos, incluindo o de Princesa das Orquídeas, um dos símbolos da Festa. A escolha é feita através de desfile das candidatas e avaliação dos jurados. Entre os títulos que cada candidata recebe estão: Princesa do Perfume, Princesa da Simplicidade, Princesa Doce Olhar, Princesa da Ternura, Princesa da Amizade, Princesa do Sorriso, Princesa da Meiguice, Princesa das Pétalas, Princesa da Alegria e o principal “Princesas das Orquídeas”. Após o desfile é servido o café colonial composto de frios, embutidos, doces caseiros, bolos, pães e salgados, tudo produzido artesanalmente por munícipes maripanses.
Festa do Costelão
O evento é realizado no distrito de Pérola Independente desde 1992, sempre no segundo domingo do mês de agosto e tem como propósito preservar as tradições gaúchas. É organizado pelo Clube Independente, e em sua programação consta a missa crioula, e almoço à base de costelão assado inteiro em fogo de chão.
Festa do Frango Desossado e Recheado
Promovido no final do mês de novembro, a Festa do Frango Desossado e Recheado acontece no distrito de Vila Candeia, com periodicidade bienal, tendo como local o pavilhão da Comunidade Católica e juntamente com a programação tem-se a escolha da rainha da festa.