Bom dia! Hoje é Quarta-Feira.
21 de Abril de 2021 - Hora Local 10:14h

Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos

25-02-2021 Coleta seletiva terá alterações a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (1º), a coleta seletiva terá alterações no Município de Maripá. Tanto a coleta dos recicláveis quanto dos rejeitos e orgânicos sofrerão ajustes a fim de melhorar o atendimento à população, em especial dos resíduos recicláveis, além de adequar o horário de coleta e ampliar o serviço nos distritos. Durante esta semana, os moradores estão recebendo em suas casas um panfleto contento todas as mudanças.

Segundo o prefeito Rodrigo Schanoski, as alterações foram planejadas conforme os pedidos da população. “Vamos aumentar um dia de coleta do lixo orgânico nos distritos de Candeia e Pérola Independente, ajustar o início da coleta para a noite e buscar solucionar os problemas que muitos cidadãos enfrentam com os recicláveis”, pontua o prefeito.

O secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Adilson Gonçalves da Cruz, Chicão, explica que, no início do ano passado cada morador recebeu um saco de ráfia personalizado para separar os materiais recicláveis, e colocam para coleta no dia estabelecido. “O problema é que os moradores deveriam receber de volta o mesmo saco que entregaram, mas, muitas vezes, ele recebe de volta um saco sujo ou até mesmo fica sem a embalagem para usar até a próxima coleta. Temos cobrado da empresa responsável pela recolha, que nos garantiu que fará conforme determinado. Vamos exigir que a empresa cumpra com sua responsabilidade”, garante o secretário.

ROTA – Umas das mudanças será o horário em que ocorre a coleta, passando a iniciar às 20h no distrito de Candeia, seguindo por Pérola Independente e finalizando em Maripá.

RECICLÁVEL – Na sede do município, a coleta dos resíduos recicláveis vai ocorrer na quarta-feira. Já nos distritos de Candeia e Pérola Independente os recicláveis serão recolhidos na segunda-feira.

Podem ser depositados todos os materiais recicláveis como: vidro, plástico, papelão, papel e latas de alumínio. Agora, o isopor que compõe as marmitas, por exemplo, também pode ser descartado no dia dos recicláveis, desde que limpos.

Quem não possui mais o saco de ráfia pode depositar os recicláveis em sacolas comuns. A Administração Municipal informa que está com processo licitatório em andamento para adquirir mais unidades que serão disponibilizadas à população.

REJEITO E ORGÂNICO – A coleta dos rejeitos e orgânicos será realizada aos domingos, terças e quintas na sede do município e em Candeia e Pérola Independente. Desta forma, os distritos passam a contar com um dia a mais para descartar o lixo doméstico. Na Linha Novo Blumenau, a coleta continua nas segundas-feiras.

Os rejeitos e orgânicos - como papel higiênico, fralda, guardanapo de papel, restos de comida, pó de café, erva mate entre outros - podem ser depositados para coleta em sacolas comuns.