Boa madrugada! Hoje é Segunda-Feira.
20 de Agosto de 2018 - Hora Local 00:31h

Secretaria de Saúde

04-06-2018 Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 15 de junho


Os maripaenses dos grupos prioritários que ainda não fizeram a vacina contra a gripe têm até 15 de junho para se imunizar. A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada pelo Ministério da Saúde devido aos possíveis impactos que a greve dos caminhoneiros pode ter causado no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde.

A meta é vacinar no mínimo 90% do público alvo. Em Maripá, a cobertura vacinal está em 80,56%. O público com maior cobertura até o momento é de idosos com 85,05%, seguido de professores (86,11%), trabalhadores de saúde (83,78%) e crianças (69,26%). Entre as gestantes, o índice está em 61,76%. O grupo com menor procura é o de puérperas, 54,55%.

A orientação da Secretaria de Saúde é de que a população que faz parte dos grupos prioritários, e que ainda não fizeram a vacina, procure uma Unidade Básica de Saúde o quanto antes. “É muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, ressalta a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina para gestantes, puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas com apresentação de receita médica, população indígena, trabalhadores de saúde, professores da rede de ensino pública e privada, população privada de liberdade e funcionários do serviço prisional.