Boa tarde! Hoje é Domingo.
21 de Outubro de 2018 - Hora Local 13:44h

Secretaria de Saúde

09-10-2018 Investimento em saúde pública especializada ultrapassou R$ 350 mil até agosto

A Secretaria de Saúde de Maripá por meio do Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) investiu mais de R$ 352.000,00 em saúde pública especializada entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Os serviços envolvem consultas médicas, exames, hospedagem em pensão, passagens de ônibus, bolsas para estomia, óculos e serviços odontológicos, além de outros procedimentos para os usuários atendidos nas Unidades Básicas e no Pronto Atendimento 24 horas.

Entretanto, a secretaria vem registrando um alto número de absenteísmo, ou seja, pessoas que faltaram em consultas e exames agendados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De janeiro a julho deste ano foram 813 faltas em consultas e exames especializados. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso responsável dos serviços disponibilizados, a Secretaria de Saúde está apresentando, desde o mês de julho, o absenteísmo de cada unidade por meio de um baner informativo.

O Ciscopar atende os 18 municípios que integram a 20ª Regional de Saúde. As vagas são calculadas de acordo com o número de habitantes de cada cidade, sendo que o agendamento segue os protocolos de regulação e a prioridade de cada caso.

Para a responsável pela divisão de agendamento, Clarice Fischer Angelotti, os pacientes faltosos contribuem com a demora por um agendamento especializado, pois tira a vaga dos pacientes que realmente estão precisando de uma consulta ou exame e que permanece aguardando sua vez na fila de espera. “Temos um número baixo de vagas que não atende a demanda na maior parte das áreas. Por isso é importante, mais uma vez, a compreensão da população usuária do SUS, para que utilizem dos recursos existentes de forma consciente”, ressalta.