Boa tarde! Hoje é Domingo.
21 de Outubro de 2018 - Hora Local 13:46h

Secretaria de Saúde

04-10-2018 Outubro Rosa: UBS’s terão atendimento noturno para realização do exame preventivo

Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Maripá terá atendimento personalizado para atender o público feminino. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e de Pérola Independente abrirão às 18h, para realização de exames preventivos ginecológicos e solicitação de mamografia.

O horário personalizado segue um cronograma estabelecido de acordo com a demanda de cada UBS. O exame deverá ser agendado com antecedência na unidade mais próxima. O atendimento noturno no Centro de Saúde de Maripá será nos dias 4, 9, 11, 15, 17, 23, 25 e 29 de outubro. A UBS do distrito de Pérola Independente atenderá no dia 15 e em Candeia, devido a demanda já ser suprida em horário normal de expediente, não haverá o atendimento noturno.

O exame preventivo, também conhecido como papanicolau, é realizado o ano todo durante o horário normal de expediente, nas quintas-feiras. Ele é indicado para mulheres com até 65 anos. Já a mamografia é recomendada para mulheres acima de 40 anos.

De acordo com a secretária de Saúde, Andreia Bento Maria Scudeller, os exames e agendamentos serão realizados normalmente durante o dia. “A preferência é que os horários noturnos sejam ocupados pelas mulheres que trabalham em horário comercial. O objetivo é ampliar e facilitar o acesso deste público aos serviços, para que a campanha atinja todas as mulheres do município”, destaca.

DADOS – Depois dos cânceres de pele do tipo não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil e o que mais mata. A informação é do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Já o câncer de colo de útero é o quarto tipo mais comum entre as mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma.

O diagnóstico precoce, identificado a partir dos exames ginecológicos e mamografia, aumentam as chances de tratamento e cura. No Brasil, a recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.


Fonte: Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa.maripa@gmail.com
Telefone: (44) 3687-1262