Boa tarde! Hoje é Segunda-Feira.
23 de Julho de 2018 - Hora Local 14:31h

Secretaria de Saúde

27-03-2018 Unidades de Saúde recebem Selo Bronze de qualidade em Maripá

As equipes de saúde de Maripá receberam o Selo Bronze do Governo do Estado do Paraná, que qualifica os serviços de saúde prestados em todas as unidades do município. A cerimônia de entrega da certificação foi realizada nesta segunda-feira (26), no auditório da PUCPR em Toledo, na presença do secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto e da chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel. Maripá esteve representado pelo prefeito Anderson Bento Maria, pela secretária de Saúde, Andreia Bento Maria Scudeller e pelas equipes do Centro de Saúde de Maripá e da Unidade Básica de Saúde de Pérola Independente.

Os selos de qualificação são concedidos às unidades dos municípios que aderem ao programa de Tutoria do Governo Estadual por meio do APSUS – Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. Para conseguir o selo, as unidades passaram por uma criteriosa avaliação, que verificou mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho.

O secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, parabenizou às equipes, elogiando o trabalho realizado e a importância da qualificação dos serviços prestados na atenção primária à saúde: “É preciso valorizar quem está fazendo a diferença na assistência e cuidado com as pessoas. Criamos este selo justamente para motivar as equipes a buscarem a excelência na sua rotina de trabalho, assim, fortalecemos a saúde de todo o Paraná”, ressalta o secretário.

Em Maripá o processo de Tutoria teve início em 2015 com a adesão das duas equipes, sendo a equipe do Centro de Saúde avaliada em junho de 2017 e a equipe de Pérola Independente, - que inclui os servidores da UBS de Candeia - avaliada em março de 2018.

Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação. Para a Secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, a certificação significa uma importante conquista para o município como um todo. “O processo requereu uma série de mudanças e um comprometimento e dedicação ainda maior para atingir os 105 itens da primeira etapa. Agora temos 100% das equipes certificadas com selo bronze e o desafio passa a ser o de conquistar o selo prata e avançar no processo de qualificação”, destaca.

NOVOS INVESTIMENTOS – O Governo Municipal enviou no dia 21 de março ofício à Secretaria de Saúde Estadual de Saúde (SESA), solicitando o repasse de recursos para aquisição de veículos para transporte sanitário na área da saúde. Durante o evento, ao reforçar o pedido pessoalmente ao secretário Caputo Neto, o prefeito Anderson recebeu a confirmação de que nos próximos dias, Maripá será contemplado com R$ 120 mil para este fim. “Fomos atendidos prontamente com mais este recurso que vem para reforçar o trabalho das equipes de saúde em nosso município. O Selo Bronze é um importante reconhecimento do bom serviço prestado à população e continuaremos nos dedicando para trazer melhorias ao setor”, enfatiza Anderson.