Boa madrugada! Hoje é Segunda-Feira.
10 de Dezembro de 2018 - Hora Local 01:20h

Secretaria de Finanças

25-09-2018 Audiência Pública apresenta proposta orçamentária para o exercício 2019

O Município de Maripá por meio da Assessoria de Planejamento realizou na sexta-feira (21), Audiência Pública para apresentação da proposta orçamentária para o exercício 2019, que compõe a Lei Orçamentária Anual (LOA). A audiência foi realizada na Sala de Reuniões do Paço Municipal.

A LOA é um instrumento que estima as receitas e fixa as despesas que podem ocorrer no período de um ano, definindo os recursos para execução das ações que serão necessárias para alcance das metas previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O orçamento anual também prioriza os objetivos e metas estabelecidos pela Administração Municipal no Plano Plurianual (PPA), que vigora durante quatro anos.

O orçamento previsto para 2019 é de R$ 34 milhões. Deste valor, R$ 1.704.000,00 é destinado ao Poder Legislativo para manter suas atividades e R$ 32.296.000,00 são distribuídos entre as diversas áreas do Poder Executivo para o desenvolvimento de programas, obras e ações. A área com maior investimento continua sendo a educação, ocupando 25,61% do orçamento total, seguido pela saúde com 21,68% e Viação, Obras e Serviços Públicos com 16,89%.

O repasse do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também continua como a maior fonte para composição da receita. São cerca de R$ 17 milhões, o que representa mais de 40% do total. “Nossa arrecadação com ICMS supera o que recebemos do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, realidade diferente da maioria dos municípios da região. Isso nos dá mais condições para ampliarmos os investimentos e nos respalda em momentos de crise, permitindo com que as obras e ações continuem em ritmo acelerado”, ressalta o prefeito Anderson Bento Maria. A participação estimada do FPM para o próximo exercício será de pouco mais de R$ 9,5 milhões.

De acordo com a assessora de Planejamento, Isonia Frühling, o projeto agora será enviado para a Câmara de Vereadores e após análise e aprovação, deverá ser devolvida ao Executivo para sansão da lei.