Boa noite! Hoje é Sexta-Feira.
17 de Novembro de 2017 - Hora Local 22:36h

Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico

29-08-2017 Mais de 55 mil pessoas visitaram a 19ª Festa das Orquídeas e do Peixe

O maior evento maripaense bateu recorde de público em sua 19ª edição, realizada neste fim de semana. A beleza das orquídeas e o sabor do peixe atraíram mais de 55 mil pessoas durante os três dias da Festa das Orquídeas e do Peixe, 25 mil a mais que no ano anterior. Foram 133 caravanas recebidas. Pessoas que vieram de longe para participar, entre elas Mato Grosso, Santa Catarina e Paraguai.

Cristiane Godois é de Cianorte e veio para a festa pela primeira vez. “Participei do curso de cultivo de orquídeas e depois fiz uma maravilhosa refeição a base de peixe. A exposição de orquídeas é lindíssima. A cidade de Maripá é linda, limpa e organizada. Tudo muito maravilhoso. Estão de parabéns”, declarou encantada.

O ponto alto do evento foi o sábado à noite. O show com a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano atraiu milhares de pessoas. “Trazer um show gratuito desse porte foi um grande desafio, mas que resultou no que já esperávamos. Atraímos um grande público, que chegou mais cedo e visitou as exposições, comprou suas orquídeas e fez sua refeição na Praça de Alimentação e no Pavilhão Gastronômico, deixando sua contribuição em todos os setores”, ressalta o prefeito Anderson Bento Maria.

A gastronomia também foi um grande atrativo. Quase seis mil refeições a base de peixe foram servidas no Pavilhão Gastronômico, além das demais opções oferecidas pela Praça de Alimentação. Já nas orquídeas, não teve como sair sem levar pelo menos uma. Os preços variaram entre R$ 8,00 e R$ 210,00. Mais de 95 mil orquídeas estiveram disponíveis, com grande diversidade de cores e espécies.

O Matinê da Melhor Idade mostrou que o tempo só revigora. Mais de mil idosos de vários municípios da região participaram do evento na sexta-feira à tarde, que teve muita música e dança com a Banda Arco-Íris.
O curso de plantio e cultivo de orquídeas para iniciantes contou até com visitantes de Santa Catarina. No total, foram mais de 70 participantes, que aprenderam uma série de técnicas com o orquidófilo Sérgio Ostetto. “É uma satisfação poder voltar a Maripá e ser, novamente, tão bem recebido. As orquídeas nas ruas estão muito bem cuidadas, embelezam a cidade e enchem os olhos”, afirmou o orquidófilo.

Para as crianças, a programação exclusiva realizada no domingo encantou os baixinhos. O espetáculo infantil com o espaço Sou Arte, reuniu todo o encantamento das histórias infantis com atuação envolvendo circo, teatro e dança. Intitulado “A bruxa está solta”, a peça trouxe o cenário de uma biblioteca encantada cheia de mistérios, que envolveu os mais famosos personagens que marcam a infância.

Durante os três dias de festa, o Palco Cultural recebeu uma série de atrações. Artistas de vários municípios da região se apresentaram trazendo dança e música para todos os gostos.

UNIÃO – O evento é realizado pela Comissão Central Organizadora (CCO), com o apoio da Administração Municipal, com o intuito de fomentar o turismo local. A comissão é formada por 16 entidades, que reúnem mais de mil pessoas trabalhando voluntariamente em prol do evento.

A CCO é presidida pelo secretário de Administração, Rodrigo Schanoski. “Quem faz a festa de Maripá é a própria comunidade, que está engajada em todos os detalhes e é isso que faz esse evento ser o sucesso que é e crescer cada vez mais. Todos estão de parabéns pela dedicação durante todos estes meses de preparação”, parabenizou o presidente.

SEGURANÇA – O evento contou com policiamento ostensivo da Polícia Militar, Cavalaria, cães da Companhia da Força Tática, Polícia Rodoviária e BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira). A PM ainda monitorou todo o evento durante os três dias, com a carreta equipada com câmeras de alta tecnologia, adquirida pelo Governo Federal para a Copa do Mundo. Atualmente, o veículo é utilizado pelo Estado para acompanhar situações de risco, como rebeliões em penitenciárias, enchentes e outros. Porém, quando possível, também presta suporte a grandes eventos do Estado.

“Essa união de forças proporcionou uma grande segurança para todos que vieram prestigiar a festa, permitindo que todos pudessem circular pelo parque sem nenhum receio e aproveitar ao máximo a Festa das Orquídeas e do Peixe”, afirma o presidente da CCO, Rodrigo Schanoski.

PRESENÇAS – O evento contou com a presença da governadora em exercício do Paraná, Cida Borghetti; do ministro da Saúde, Ricardo Barros; e dos secretários de Estado, Pepe Richa (Infraestrutura e Logística), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Wagner Mesquita (Segurança Pública e Administração Penitenciária) e Ratinho Junior (Desenvolvimento Urbano). Os deputados estaduais Elio Rusch, José Carlos Schiavinato, Ademir Bier, Claudio Palozi e Paulo Litro também estiveram presentes, assim como prefeitos de vários municípios da região e os vereadores locais.