Boa madrugada! Hoje é Quinta-Feira.
21 de Junho de 2018 - Hora Local 05:14h

Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico

28-02-2018 Oficina “Sei controlar meu dinheiro” capacita microempreendedores para a boa gestão do negócio

A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Maripá por meio da Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae promoveram nesta terça-feira (27) no auditório do Centro de Saúde, a oficina “Sei controlar meu dinheiro”. Ministrado pela instrutora credenciada do Sebrae, Mariza Schmitz, a oficina teve a participação de 27 microempreendedores maripaenses.

Durante a oficina foram apresentadas técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio; visão do uso correto do dinheiro; fluxo de caixa adequado e controle das contas a pagar e a receber; e estratégias de otimização dos resultados e fortalecimento dos pequenos negócios.

Conforme explicou a instrutora Mariza, muitos empreendedores deixam para fazer o controle de caixa no fim do mês e quando tentam resgatar as movimentações acabam deixando muita coisa passar. “O objetivo é justamente orientar esses microempresários sobre a forma correta de fazer esse controle e apresentar as ferramentas que irão auxiliá-los nessa tarefa. A boa gestão das finanças irá permitir que eles tenham visão do valor real que a empresa está movimentando e possam ter melhores resultados, fortalecendo seu negócio”, enfatiza a instrutora.

Questionados sobre o que esperavam da oficina, grande parte dos microempresários entrou em consenso: gostariam de descobrir para onde vai o dinheiro da empresa. O maripaense Marinelson de Sousa Pires, que presta serviços de jardinagem há 8 anos no município disse que a oficina vai ajudá-lo a ter uma organização melhor do dinheiro. “Agora vamos colocar em prática tudo o que demonstrado pela instrutora e manter esse controle do caixa, que é tão importante para que o negócio se fortaleça”, destaca.

Para o ano estão programas mais três oficinas nas áreas de atendimento, formação de preço de venda e segurança na preparação de alimentos. “Sabemos que a capacitação dos microempreendedores é um fundamental para o desenvolvimento dos negócios e é bom ver essa procura está partindo deles. Tivemos um aumento considerável na participação durante oficinas, por isso, estamos buscando oferecer novos temas para deixá-los bem preparados a enfrentar o mercado”, destaca o agente de desenvolvimento local da Sala do Empreendedor, Rodrigo Fleming Lima. As oficinas estão programadas para os meses de março, maio e outubro.