Boa tarde! Hoje é Domingo.
21 de Outubro de 2018 - Hora Local 13:44h

Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico

14-09-2018 Viagem técnica busca oportunidades para impulsionar turismo em Maripá

Com o objetivo de buscar ideias e oportunidades para impulsionar o turismo em Maripá, um grupo de lideranças do setor, composto por 51 pessoas, fizeram uma viagem técnica ao Rio Grande do Sul entre os dias 5 e 9 de setembro. A viagem foi organizada pelo Conselho Municipal de Turismo de Maripá (COMTUR) com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A caravana passou pelos municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. As cidades, segundo o presidente do COMTUR, Mauro Molossi, possuem rotas turísticas consolidadas e reconhecidas nacional e internacionalmente. “Temos nestas cidades experiências que deram certo e bons exemplos de gestão do turismo que buscamos para implantar em Maripá no intuito de promover nossos atrativos e receptivos”, destaca.

No roteiro da viagem estiveram visitas a vinícolas, com explanação técnica sobre a produção da uva e do vinho; centros de comercialização de artesanato como a Casa da Ovelha e a Casa do Tomate, visando conhecer os aspectos comerciais e de incentivo à produção artesanal e o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Pinto Bandeira. Além disso, visitaram ainda monumentos históricos, museus e igrejas e fizeram passeios pela rota Tim-Tim (Garibaldi), a Epopeia Italiana (Bento Gonçalves), o passeio com o trem Maria Fumaça (Serra Gaúcha) e a Rota Sabores e Saberes (Vale do Caí). Também foram realizadas reuniões com os prefeitos de Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira a fim de obter informações acerca do turismo local.

A secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gonda Baú, afirma que a viagem proporcionou uma nova visão sobre a organização do setor. “Recebemos uma série de caravanas durante o ano que vem à Maripá para conhecer nossos atrativos, receptivos, orquidários e propriedades com produção de peixes e percebemos que podemos melhorar ainda mais, criando novas oportunidades para promover o desenvolvimento do setor”, avalia.

Participaram da viagem membros dos seguintes setores do turismo: COMTUR, Associação Blumenstrauss, Casa do Artesão, Receptivos Turísticos, ACIMA (Associação Comercial e Industrial de Maripá), AQUIMAP (Associação dos Aquicultores de Maripá), ACM (Automóvel Clube de Maripá), AOM (Associação dos Orquidicultores de Maripá) e membros do Poder Executivo, entre eles o prefeito Anderson Bento Maria e a Secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gonda Baú.