Bom dia! Hoje é Segunda-Feira.
21 de Agosto de 2017 - Hora Local 07:16h

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

05-06-2017 Maripá promove IV Caminhada pela Sustentabilidade

O Coletivo Educador de Maripá juntamente com as Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente promoveu nesta segunda-feira (5), a IV Caminhada pela Sustentabilidade. Esta é uma ação integrada entre os 29 municípios que fazem parte da Bacia do Paraná 3, realizada em parceria com a Itaipu Binacional. O evento foi promovido em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Participaram da caminhada alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, membros do Coletivo Educador Municipal, o prefeito Anderson Bento Maria, secretários e vereadores. O trajeto iniciou no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski e seguiu pela Avenida Farrapos até a Praça das Orquídeas.

Os alunos levaram faixas que continham os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos. De acordo com a gestora de Educação Ambiental do Coletivo Educador Municipal, órgão ligado ao Programa Cultivando Água Boa, Irani Moreira Kreutz, esta é uma forma da comunidade conhecer estes objetivos. “É importante que a população reconheça o seu papel, repense as suas atitudes e passem a agir de forma diferente, evitando que o meio ambiente seja tão agredido como vemos nos últimos tempos”, ressalta.

Os objetivos seguem as seguintes temáticas: erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia acessível e limpa; emprego digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; combate às alterações climáticas; vida de baixo d’água; vida sobre a terra; paz, justiça e instituições fortes; e parcerias em prol das metas.

Segundo o prefeito Anderson Bento Maria a Administração Municipal reconhece a importância do seu papel, por isso desenvolve e incentiva diversas ações durante o ano. “É preciso destacar que muitas das ações são possíveis devido a uma grande parceira que é a Itaipu, através do Programa Cultivando Água Boa. Também temos que agradecer aos professores e diretores das escolas pelo trabalho constante de orientação com alunos. É um deve nosso, como gestores, cuidar da nossa cidade como um todo e cuidar do meio ambiente para possamos viver bem e deixar um planeta melhor para as gerações que virão”, afirma.

Entre os projetos realizados estão a recuperação de nascentes, a orientação para instalação de biodigestores em propriedades rurais, implantação de cisterna nas escolas para coletar água da chuva, coleta do lixo eletrônico e a coleta seletiva do lixo, na qual a população é orientada a separar de forma correta o lixo para que se aumente a vida útil do aterro sanitário.

A Caminhada pela Sustentabilidade abriu a Semana do Meio Ambiente, na qual serão desenvolvidas diversas atividades e trabalhos voltados ao tema com os alunos do município.